Dengue: tudo que você precisa saber para combater e prevenir essa doença

Dengue: tudo que você precisa saber para combater e prevenir essa doença

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Existem quatro tipos de vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) e, quando uma pessoa é infectada com um tipo de vírus, ela fica imune a esse tipo, mas não aos demais.

A transmissão da dengue ocorre quando uma pessoa é picada pelo mosquito Aedes aegypti que está infectado com o vírus da dengue. Após a picada, o vírus se multiplica no organismo da pessoa e causa uma série de sintomas, como:

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos
  • Dores musculares e articulares
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Erupções cutâneas

Em casos mais graves, a dengue pode evoluir para a forma hemorrágica, que pode ser fatal. Nessa forma da doença, os vasos sanguíneos ficam danificados e a pessoa pode apresentar sangramento, além de queda de pressão arterial e choque circulatório.

Prevenção

Elimine água parada. O mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes com água parada. Por isso, é importante eliminar tudo, como em vasos de plantas, pneus velhos, garrafas, entre outros.

Mantenha a caixa d'água e outros reservatórios sempre fechados, para evitar que o mosquito Aedes aegypti possa depositar seus ovos dentro deles.

Utilize repelentes de insetos para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti e de outros insetos que possam transmitir doenças.

Use roupas que cubram o corpo, como calças e camisas de mangas compridas, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, quando o mosquito Aedes aegypti tem maior atividade.

Limpe a casa regularmente para evitar o acúmulo de lixo e entulhos que possam servir de criadouro para o mosquito.

Instale telas de proteção em portas e janelas para impedir a entrada do mosquito Aedes aegypti na casa.

Caso identifique focos de infestação do mosquito Aedes aegypti na sua vizinhança, informe imediatamente as autoridades de saúde para que medidas de combate possam ser tomadas.

Em caso de sintomas ou dúvidas, consulte um médico imediatamente.

Faça sua consulta online no site www.picdoc.com.br.

Read more