6 possíveis motivos para uma tosse seca e persistente que você precisa saber

Quem nunca teve uma crise de tosse? O ato de tossir é uma defesa que o corpo utiliza para expulsar objetos estranhos do organismo. Normalmente, esses microrganismos atacam as vias aéreas como nariz, garganta e pulmão.
A tosse seca se caracteriza por ter pouca ou nenhuma secreção, trazendo a sensação de algo preso na garganta, causando uma grande irritação. É importante ficar atento, pois quando persiste por mais de três semanas pode ser alguma coisa mais séria, podendo lesar o sistema respiratório.
Confira abaixo 6 possíveis motivos que podem levar a tosse seca persistente. E não se esqueça. Consultar um médico é importante para cura.
Pneumonia
A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção. Geralmente, inicia com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratada, diminuindo a imunidade do paciente consideravelmente.
Essa infecção pulmonar é causada por vírus, bactérias ou fungos, que pode acometer os sacos alveolares, brônquios e outras estruturas do pulmão. Os sintomas mais comuns são tosse com catarro, febre alta, falta de ar, dor no peito, dor nas costas, sensação de peito carregado, respiração acelerada, mudanças na pressão arterial, mal-estar generalizado, cansaço e fadiga.
Tuberculose
Como dito anteriormente, a tosse persistente por mais de três semanas é um dos sinais da tuberculose. Essa doença é grave e se não for tratada adequadamente pode levar a pessoa a óbito. O tratamento para essa enfermidade é feita com antibióticos. No entanto, é um período longo que dura aproximadamente seis meses.
Um problema detectado pelos especialistas é que muitos pacientes abandonam o tratamento quando há melhoras na tosse, sem que a doença já esteja curada. Isso não é indicado, pois a doença retorna com mais força, agravando o problema.
Tabagismo
O cigarro traz inúmeros problemas respiratórios e de saúde para as pessoas. Os fumantes têm mais chances de apresentar tosse seca persistente. As substâncias químicas presentes no cigarro provocam uma irritação constante das vias aéreas.
Há casos mais graves em que a tosse piora, levando muitos fumantes a um quadro de doenças pulmonares crônicas, afetando todo o sistema respiratório.
Refluxo esofágico
É o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. O refluxo do suco gástrico do estômago irrita o esôfago, chega à laringe, provocando irritação e inflamação. Principais sintomas: tosse seca e doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.
Quanto mais refluxo, maiores as lesões na laringe e mais persistente a tosse. Para tratá-la, é fundamental acabar com os refluxos.
Alergias, gripes e resfriados
São as causas mais comuns da tosse seca persistente. A tosse é um reflexo do organismo, que tenta expulsar os vírus, fungos e partículas de poeira, ou objetos que estejam atacando as vias respiratórias. Dessa forma, é sempre importante cuidar da saúde e manter a imunidade alta.
Inalação de pequenos objetos
A aspiração de pequenos objetos é um motivo menos comum, mas também relacionada à tosse seca persistente, principalmente em crianças, que colocam no nariz ou na boca tudo o que encontram pela frente.
Partes de brinquedo ou sementes podem ficar presos nas vias respiratórias, provocando uma tosse seca, antes de causar uma infecção. É sempre importante ter atenção com os filhos.
Você deve consultar um médico se a tosse seca persistente não passar em até 10 dias ou se estiver acompanhada de algum dos seguintes sintomas:
- Febre alta, acima dos 38 graus.
- Dores musculares.
- Cansaço e dificuldade para respirar.
- Emagrecimento sem causa aparente
- Muco com cor irregular como marrom ou marcas de sangue.
- Obstrução na região do nariz.
Confira algumas dicas para aliviar o desconforto da tosse persistente.
- Tomar muita água para manter as vias aéreas hidratadas e soltar as secreções presas.
- Bebida morna para acalmar a irritação da garganta.
- Deixar uma toalha molhada ou bacia de água no quarto para umedecer o ar.
- Evitar o ar-condicionado.
- Deixar a cabeça mais elevada que o corpo na hora de dormir para evitar a tosse.
Faça uma consulta online agora mesmo. Acesse www.picdoc.com.br.