Saiba quando consultar um cardiologista

Você sabe quando consultar um cardiologista?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo, correspondendo a 31% dos óbitos. No entanto, a maior parte pode ser prevenida apenas com mudanças nos hábitos de vida como praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável. O cardiologista é o melhor profissional para orientar você nessa jornada. Algumas dicas:
Inicialmente vai depender da presença ou não de fatores de risco para as doenças cardiovasculares como se tem o hábito de fumar, é sedentarismo e faz dieta inadequada. Além disso: doenças pré-existentes, estresse, depressão, ansiedade. Histórico familiar: quando pais, irmãos, tios e avós têm doença coronariana, sofreram infarto ou acidente vascular cerebral.
Já as pessoas que apresentam os seguintes sintomas devem consultar o cardiologista rapidamente:
- Cansaço ou falta de ar durante atividades leves.
- Falta de ar ao acordar.
- Inchaço nos pés, tornozelos e pernas.
- Batimentos cardíacos acelerados ou fora de ritmo.
- Palpitações.
- Dores do peito.
- Desmaios sem explicação.
No caso de crianças e adolescentes devem verificar se os pais ou avós do sexo masculino apresentaram doença arterial isquêmica antes dos 55 anos e do sexo feminino antes dos 65. Se a taxa de colesterol dos pais estão superiores a 240 mg/dl. E se esse público apresentam fatores de risco como hipertensão, obesidade, diabetes, tabagismo.
Pessoas que vão iniciar uma atividade física
Essas pessoas devem fazer uma avaliação com o cardiologista antes de começar a frequentar a academia, correr, jogar futebol, fazer crossfit etc.
Com a PicDoc você tem uma consulta online rápida, segura e sem burocracia. Consulte um cardiologista agora mesmo!